quinta-feira, novembro 08, 2007

Brasil: Mais de 6 milhões de pessoas afetadas por desastres naturais esse ano!

Os desastres naturais no Brasil afetaram 6,6 milhões de pessoas entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com levantamento da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. No total, foram 730 desastres naturais, entre inundações, deslizamentos, vendavais, tempestades, estiagens, secas, pragas, incêndios florestais. Como conseqüência, 146 mil pessoas ficaram desalojadas e 40 mil desabrigadas.
A falta de chuva já atingiu 285 municípios brasileiros localizados em 8 Estados. As conseqüências da estiagem como a falta de água, morte de animais e escassez de alimentos afetaram pelo menos 3,4 milhões de pessoas.
As enxurradas afetaram 2,2 milhões de pessoas e as enchentes, 534 mil. Muitas famílias tiveram de deixar suas casas ou ir para abrigos. Outras chegaram a perder plantações inteiras devido às chivas fortes. No total, 161 mil cestas básicas já foram distribuídas aos moradores das regiões atingidas.
O Ministério da Integração Nacional já gastou cerca de R$ 71 milhões com a operação Carro Pipa (Programa Emergencial de Distribuição de Água) nos municípios atingidos pela seca no Nordeste.
Para o secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, a maior parte destes desastres poderia ser evitada com ações preventivas. "É o caso dos deslizamentos dos morros. Se for feito um trabalho preventivo com a participação da população local, muitas vidas serão poupadas", afirma Guimarães.
De acordo com o coordenador-geral de Prevenção a Desastres Naturais da Sedec, Sérgio Bezerra, a tendência é que os desastres naturais aumentem a cada ano, devido aos efeitos do aquecimento global. "Cada vez mais cresce o número de municípios que sentem os efeitos dessas mudanças", disse.
Desde ontem, a Sedec realiza a III Semana Nacional de Redução de Desastres, que vai até 13 de outubro, em todo o País. O objetivo é reduzir o risco e informar a população sobre os desastres naturais. Participam da campanha alunos de 322 escolas que foram afetadas por desastres no Brasil.
O Profeta/Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário