segunda-feira, novembro 12, 2007

cartilha nuclear

A Associação Brasileira de Indústria Nuclear (ABEN) fez uma cartilha, com perguntas e respostas, sobre a energia nuclear no Brasil. É um trabalho bem acessível. A ABEN realmente incluiu ali os principais questionamentos à opção brasileira por novas usinas nucleares.
Só não respondeu tudo. Principalmente na hora de explicar os subsídios públicos ao setor nuclear. Uma questão mal explicada ainda é o seguro. A cartilha da ABEN apenas recita: “Por obrigação legal, a Eletronuclear contrata seguros de instalações e de equipamentos em estoque, que incluem cobertura contra incêndio e outros riscos. Além disso, é feita também a contratação do seguro de instalações nucleares, com cobertura de riscos nucleares, de incêndio e de responsabilidade civil.”
Faltou apontar alguns problemas bilionários. De acordo com a Eletronuclear, o pagamento do seguro em caso de acidente envolvendo Angra 1 e 2 é de US$ 2 milhões para cada uma das usinas. Esse valor, porém, não paga nem uma parcela da construção das usinas. Muito menos as indenizações a terceiros, que começam na casa dos bilhões de dólares. O resto do prejuízo seria custeado pelo governo. E pelos contribuintes.
Alexandre Mansur/Blog do Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário