segunda-feira, novembro 12, 2007

Rússia Forte tempestade no Mar Negro provoca naufrágios

Autoridades marítimas garantem estar a tomar medidas de emergência.
Três navios russos naufragaram, este domingo, no estreito de Kech, que liga o Mar de Azov ao Mar Negro. Os naufrágios foram provocados por uma forte tempestade que se faz sentir na região, com rajadas de vento de 180 quilómetros por hora e ondas até seis metros de altura.
Devido ao mau tempo, as autoridades marítimas ordenaram a saída de 50 navios do porto de Kavkaz para zonas mais seguras. As autoridades da Rússia e da Ucrânia garantem que estão a tomar medidas de emergência para evitar grandes desastres ecológicos.
A última das três embarcações a naufragar foi um cargueiro russo, que transportava metal, e que se afundou perto do porto de Sebastopol, uma cidade ucraniana na costa do Mar Negro.
O acidente no porto de Sebastopol provocou a morte de dois membros da tripulação e o desaparecimento de outro, anunciaram as autoridades locais, citadas pela Agência Lusa.
Vladimir Kazarin, vice-presidente de Sebastopol, refere que os restantes 14 membros da tripulação foram salvos. O cargueiro, cujo nome ainda não foi revelado, estava ancorado perto do cabo Khersones.
Mais dois navios sucumbem ao temporal
Horas antes do naufrágio no porto ucraniano de Sebastopol, a tempestade provocou o afundamento de mais dois navios no porto russo de Kavkaz. Primeiro, um petroleiro que se partiu e começou a derramar combustível e, depois, um navio de carga que transportava quatro mil toneladas de enxofre.
O petroleiro russo, que transportava 4 mil toneladas de óleo combustível, naufragou à entrada do porto Kavkaz cerca da 01:45 (mesma hora de Lisboa).
De acordo com um porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, o petroleiro «Volga-Neft», com 13 tripulantes, partiu-se a meio na sequência do forte temporal, derramando metade do combustível que transportava.
O derrame está a causar um «desastre muito grave», refere o presidente da agência de protecção ambiental russa, Oleg Mitvol. «O vento está a soprar na direcção da costa da Ucrânia. Por isso, este é um problema que temos em comum», acrescentou.
As vagas com cerca de quatro metros e o forte vento que reina na zona impediram até agora a aproximação dos rebocadores.
Outro cargueiro, o «Kobel», que transporta enxofre, afundou-se também no porto Kavkaz.
«Segundo informações do porto Kavkaz, no Mar de Azov afundou-se um navio de carga. Os membros da tripulação conseguiram passar para uma baleeira. A vida deles não corre qualquer tipo de perigo», declarou Victor Beltsov, porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia.
TVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário