sábado, novembro 10, 2007

Uruguai fecha fronteira com Argentina para barrar protesto ambientalista

O Uruguai fechou uma das três fronteiras com a Argentina na sexta-feira (09), para evitar a entrada de manifestantes no país. Os manifestantes argentinos protestam contra a abertura de uma indústria papeleira, que poderia poluir o rio na fronteira entre os dois países.
"A decisão foi tomada durante a tarde como uma medida preventiva pela sensibilidade da situação", declarou um oficial do ministério da defesa, responsável pelas fronteiras.
A gigante papeleira finlandesa Botnia deveria começar suas operações em Fray Bentos na sexta, segundo afirmaram fontes da gerência da empresa durante a Cúpula Ibero-Americana no Chile.
A companhia obteve em fevereiro de 2005 das autoridades uruguaias uma autorização ambiental para operar a fábrica. Entretanto, ambientalistas argentinos tentam impedir o início das atividades, alegando que a empresa poluirá o ambiente em uma região dependente da agricultura e do turismo, além de afetar o sustento da população que vive próximo às margens do rio.
O governo uruguaio argumenta que a indústria de celulose causaria pequenos danos ambientais e, em contrapartida, restauraria a economia local.
da Folha Online/da France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário