quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Incêndio queima 100 hectares de parque em Catas Altas (MG)

Serra do Caraça - Catas Altas - MG
14/02/2008


Uma área de cem hectares do parque Santuário do Caraça, em Catas Altas (a 105 km de Belo Horizonte), foi queimada durante um incêndio iniciado no início da semana e controlado ontem, pela manhã. A região atingida equivale a cerca de 120 campos de futebol.
O fogo na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) começou por volta das 16h de segunda-feira, e pode ter sido provocado por um raio.
Uma força-tarefa formada por cerca de 80 profissionais, entre bombeiros, policiais militares e brigadistas do IEF (Instituto Estadual de Florestas), trabalhou na contenção da queimada. Dois helicópteros do instituto ajudaram no combate às chamas. O acesso difícil ao local atrasou o trabalho.
O parque, em uma área de transição entre mata Atlântica e cerrado, possui 11.233 hectares, que abrigam mais de 200 espécies de orquídeas e exemplares de candeias, macaúba, angico e ipê-amarelo.
No Caraça (assim batizado por causa de uma rocha com formato de rosto humano na entrada do parque), atividades de turismo ecológico, religiosas e históricas são comuns.
No local funcionou um colégio e um seminário, por onde passaram mais de 10 mil estudantes de 1821 a 1968. A escola, onde estudaram presidentes como Afonso Pena e Arthur Bernardes, foi desativada após um incêndio destruir parcialmente o local.
MATHEUS PICHONELLIda Agência Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário