terça-feira, dezembro 01, 2009

A AIDS NA ÁFRICA

01/12/09 Atualizado
A pobreza, a falta de informação e as guerras produziram uma bomba de efeito retardado que está dizimando a África: nas duas últimas décadas, a Aids matou 17 milhões de pessoas no continente, quase tanto quanto catástrofes históricas como a gripe espanhola do início do século passado (20 milhões) e a peste negra, na Idade Média (25 milhões).

De cada três infectados pela Aids no planeta, dois vivem na África.
Enquanto na Europa, nos Estados Unidos e mesmo no Brasil as campanhas de prevenção e novas drogas têm conseguido deter a epidemia e prolongar a vida de portadores do HIV, para os africanos contaminados praticamente não há esperança.
A cada minuto, oito novos doentes surgem no continente. Na África subsaariana, a mais afetada do mundo, o número de pessoas infectadas com o HIV subiu para 25,3 milhões em 2000, segundo um relatório do Programa da Organização das Nações Unidas para Aids (Unaids).
Em conseqüência da doença, a expectativa média de vida em algumas nações recuou em até 17 anos - sobretudo no sul da África, onde países como Zimbábue convivem com índices de contaminação de 25% da população. Para se ter uma idéia do que isso representa, o Brasil tem 540 mil pessoas infectadas, uma taxa de contaminação de 0,35% da população.
Por causa da devastação causada pela doença, nos próximos cinco anos a expectativa de vida no continente deve retroceder aos níveis dos anos 60, caindo de 59 para 45 anos em média.
A África do Sul, que marcou a história da medicina ao realizar o primeiro transplante de coração, em 1967, tem hoje 4,2 milhões de pessoas infectadas - o maior número de soropositivos do mundo. No país, a incidência de estupros é epidêmica como a própria síndrome, e as duas estão vinculadas.
Em certas regiões, cultiva-se a lenda de que um portador do HIV pode curar-se ao violentar uma virgem. Oficialmente, ocorrem 50 mil estupros por ano - há estimativas de que esse número seja superior a 1 milhão...
MAIS...
Mundo Vestibular

9 comentários:

  1. eu acho e bom que essas vermes inferiores desses africanos sao o povinho mais miseravel eu faco e debocha de quem tem aids nesse momento.

    ResponderExcluir
  2. vanderlania duarteoutubro 08, 2010

    jesus desse mesmo que tenha fome ale eu estarei com ele se creres e mi buscar de todo coracao.vanderlania de jucas ce

    ResponderExcluir
  3. vanderlania duarteoutubro 08, 2010

    muitas pessoa que depochao do pobre um precisao deles.aqui ou no outro mundo,igual o rico e olazaro que foi pra gloria o rico pro imferno e mesmo lar ele veio precisar dele pra matar sua sede

    ResponderExcluir
  4. o continente do inferno pais pobre de presidentes corruptos ladrões q esqueceram suas origens.

    ResponderExcluir
  5. sou celio costa monteiro de buriti de inacia vaz continente africano arrecada muito dinheiro com o turismo esse dinheiro vai para a onde se fosse gasto com a fome na africa talvez a africa do sul não passava muita fome ok.

    ResponderExcluir
  6. É bom informar certas pessoas que AIDS não é somente sexualmente transmissível. Em razão disso é leviandade debochar de alguém com AIDS. A grande pergunta é: os governos da África são confiáveis?

    ResponderExcluir
  7. Os governos da África são confiáveis? É a pergunta diante daquela miséria toda.

    ResponderExcluir
  8. É bom informar a certas pessoas que AIDS não é somente sexualmente transmissível. Não se pode debochar de alguém só porque contraiu AIDS.

    ResponderExcluir
  9. Que deus tenha piedade dessas pessoas!

    ResponderExcluir