quinta-feira, maio 08, 2008

Índia testa míssil que alcançaria Pequim e Bagdá

07.05.2008
A Índia testou nesta quarta-feira com sucesso um míssil com capacidade de levar armas nucleares e que pode atingir alvos de Bagdá a Pequim informou o Ministério da Defesa. Foi o terceiro teste do míssil Agni III. A primeira tentativa, há dois anos, foi um fracasso. Mas o segundo teste, no ano passado, foi bem sucedido. O novo teste com sucesso de hoje confirmou a Índia "no seleto grupo de países que têm capacidade balística intermediária," disse o capitão indiano R.K. Das, um porta-voz do Ministério da Defesa.
O atual arsenal balístico da Índia foi montado, em grande parte, tendo na mira o vizinho e rival Paquistão. Já o Agni III, ao contrário, é o míssil de mais longo alcance da Índia, projetado para atingir alvos a três mil quilômetros de distância, o que coloca as maiores cidades da China dentro do seu alcance, bem como alvos em pleno Oriente Médio. O míssil foi disparado de uma ilha ao leste do Estado de Orissa na manhã de hoje. Acredita-se que seja capaz de carregar uma arma nuclear com 300 quilotons (mil toneladas).
A Índia e o Paquistão normalmente se avisam antes de realizar testes com mísseis, em respeito a um acordo assinado entre os dois países. A Índia e o Paquistão se enfrentaram em três guerras desde que conquistaram a independência da Grã-Bretanha em 1947 e se separaram logo em seguida.
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário