segunda-feira, junho 30, 2008

Mais de 1.450 incêndios permanecem activos na Califórnia

30 Junho 2008
Mais de 1.450 incêndios continuavam hoje activos no Norte e no centro da Califórnia onde 1.540 quilómetros quadrados de florestas e mato arderam em dez dias, segundo os últimos números dos bombeiros

A área ardida desde 20 de Junho equivale a duas vezes a da cidade de Nova Iorque. Não há vítimas a lamentar, mas 29 residências, uma loja e outras 21 estruturas ficaram destruídas.
«Centenas de incêndios continuam activos e fora de qualquer controlo mas centenas de outros foram dominados. Continuamos a trabalhar intensamente (...) e fazemos incontestavelmente progressos», declarou uma porta-voz dos bombeiros da Califórnia, Cheri Patterson.
Cerca de 19.200 pessoas, entre bombeiros e militares, contribuem para o esforço de luta contra as chamas, apoiados por 1.400 camiões cisternas e uma centena de helicópteros.
«Bombeiros vindos de 41 Estados» norte-americanos participam nas operações, segundo Patterson: «nunca tal se viu».
Na região de Big Sur, a 200 quilómetros a Sul de São Francisco, mais de 1.200 instalações continuavam ameaçadas. Os bombeiros esperavam hoje uma trégua com a entrada de ar marítimo carregado de humidade, segundo os medias locais.
Mas a frente de fogo estava hoje a apenas 1,5 quilómetros das casas. Só três por cento deste incêndio estava dominado e a estrada da costa que liga Los Angeles a São Francisco permanecia hoje fechada.
A enfrentar uma seca pelo segundo ano consecutivo, a Califórnia, de clima mediterrânico e semi-desértico, é com frequência devastada por incêndios. Em Outubro de 2007, arderam 2.100 quilómetros quadrados no Sul do Estado: oito pessoas morreram e arderam 2.000 casas.
Lusa/SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário