segunda-feira, junho 16, 2008

TEMPORAL DE GRANIZO EM LARANJEIRAS DO SUL / PARANÁ


YOU TUBE
15/06/2008
Uma chuva de granizo que atingiu a cidade de Laranjeiras do Sul (377 km de Curitiba) ontem (14) deixou ao menos 2.060 pessoas desalojadas.
Em apenas cinco minutos, o granizo danificou o telhado de 753 casas da cidade. Ao menos quatro pessoas ficaram feridas.
Segundo a Defesa Civil municipal, a maioria das famílias atingidas, de 17 bairros do município, perdeu móveis e eletrodomésticos.
Cerca de 420 pessoas estão abrigadas em ginásios esportivos de duas escolas municipais e o restante dos desalojados foi para a casa de parentes.
"O granizo caiu por volta das 15h. Mas a chuva continuou durante toda a noite. Sem telhado, todos os móveis foram destruídos", disse Leoni Meletti, secretário de Infra-estrutura e coordenador da Defesa Civil municipal.
Quatro pessoas foram atingidas pelo granizo --pedaços de gelo-- e tiveram ferimentos leves. Segundo Meletti, um granizo de 250 gramas caiu sobre a cabeça de uma criança, que foi internada no hospital municipal, mas passa bem.
Um bairro ficou sem energia elétrica por 30 minutos. A Defesa Civil ainda não quantificou os danos causados às lavouras.
Na pressa de tentar cobrir as casas, segundo Meletti, os moradores compraram todas as telhas do estoque da cidade.
A prefeitura distribuiu cerca de 26 mil metros de lona plástica para cobrir as casas e comprou cerca de dez mil telhas, em cidades vizinhas e em Curitiba, para iniciar a obra de reforma amanhã. "Vamos precisar de no mínimo mais dez mil telhas para cobrir todas as casas", informou o secretário.
Segundo Meletti, os prejuízos chegam a R$ 903 mil _R$ 300 mil só em telhas.
O meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Samuel Braun, afirmou que ontem a chuva atingiu quase todo o Paraná. Não há previsão de chuva para os próximos dias. A partir de hoje, as temperaturas caem e deve gear.
CÍNTIA ACAYABA da Agência Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário