quinta-feira, julho 10, 2008

Calor faz quantidade de raios na capital de SP subir 60%

09/07/2008
Um estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou que a incidência de raios em São Paulo aumentou cerca de 60% nos últimos 50 anos e que isto está relacionado à elevação da temperatura média na cidade no período.
Segundo o trabalho, a temperatura média na capital subiu 2ºC nessas cinco décadas. Em 2007, atingiu 22ºC segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
Não é apenas o aumento de carbono na atmosfera (aquecimento global) o responsável pela subida dos termômetros. A urbanização, a falta de vegetação e a poluição também são responsáveis. Sem contar o aquecimento natural da superfície do Atlântico, que segundo dados do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP também interfere no calor paulistano.
As descargas elétricas, diz o Inpe, passaram de uma média de 6.000, no final dos anos 1950, para 10 mil hoje --30% de aumento para cada 1ºC a mais.
O coordenador do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) e autor do estudo, Osmar Pinto Júnior, apontou que o registro de raios é recente no Brasil --teve início em 1999.
Para chegar ao número de descargas elétricas nas décadas anteriores, ele tomou como base a quantidade de dias com tempestade por ano em São Paulo, informação fornecida pelo aeroporto de Guarulhos e também pela USP.
O primeiro passo da pesquisa foi ...
FÁBIO AMATOda Agência Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário