quinta-feira, julho 10, 2008

Furacão "Bertha" avança para Bermudas com ventos de 165 km/h

10 de julho de 2008
O furacão "Bertha" avança para Bermudas com ventos máximos sustentados de 165 km/h e é possível que ganhe mais força nas próximas 24 horas, advertiu hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC, me inglês) dos Estados Unidos.
"Está se movimentando para o noroeste, mas ainda é cedo demais para determinar a força do impacto que possa ter em Bermudas", informou o NHC em seu boletim das 6h de Brasília.
Os meteorologistas recomendaram aos habitantes das ilhas Bermudas observar o progresso do furacão durante os próximos dias.
O furacão deve causar fortes ondas em algumas zonas desse arquipélago durante os próximos dias.
"Bertha" é ainda um ciclone de categoria dois na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até cinco.
O olho do furacão se encontrava perto da longitude 26 graus norte e latitude 59,4 graus oeste, 875 quilômetros ao sudeste de Bermudas.
"Bertha" se desloca para o noroeste a 15 km/h e espera-se que gire para o norte, com uma redução de sua velocidade de translação.
As previsões para três dias elaboradas por computador indicam que o furacão poderia se aproximar de Bermudas no próximo domingo.
Durante a temporada do Atlântico Norte de 2008, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, houve a formação de duas tempestades tropicais, "Arthur" e "Bertha", esta última que se tornou o primeiro ciclone da temporada.
Os meteorologistas previram que a temporada será "ligeiramente mais ativa" do que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.
EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário