quarta-feira, outubro 01, 2008

Escócia vai construir maior usina de energia das marés

01/10/08
Os escoceses serão os primeiros a desfrutar de energia elétrica vinda da força das correntes marinhas. No final de setembro, a empresa de energia renovável ScottishPower Renewables anunciou o maior projeto do mundo para captar a energia das marés. A eletricidade gerada por turbinas, em dois pontos da Escócia e mais um ponto na Irlanda do Norte, abastecerá cerca de 40 mil casas em 2011, quando a usina deverá entrar em operação. As turbinas submarinas funcionam como as usadas para produzir energia eólica. O movimento das águas acelera as hélices, e com essa velocidade, é produzida energia elétrica sem emissão de gases poluentes.
Estima-se que os mares de todo o planeta possam produzir 150 bilhões de quilowatt/hora de energia em um ano. Os da Grã-Bretanha, onde está a Escócia podem produzir 13 bilhões, sendo que mais de 80% disso vêm das águas escocesas. “A Escócia é o único local do mundo que pode ser líder em energia vindas das marés”. Disse o ministro do Meio Ambiente, Michael Russell, sobre a vantajosa posição geográfica de seu país. “Estamos no encontro de dois mares fortes e nosso estuário Pentland, está sendo chamado de ‘Arábia Saudita da energia das marés’”, disse o ministro.
A usina foi possível agora porque novas turbinas foram desenvolvidas, depois de mais de trinta anos de testes. Com esse investimento, a Escócia está mais próxima de ser líder mundial em produção de energia limpa. A meta do governo escocês é oferecer 50% da energia elétrica de fontes renováveis até 2020, e 31% até 2011.
Época/Blog do Planeta (Thais Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário