sábado, outubro 11, 2008

Fogo e desmatamento arrasam as nascentes do Parnaíba

Áreas dos Estados do Piauí, Tocantins e Maranhão fazem parte das nascentes do rio Parnaíba.
Estudos e imagens de satélite mostram que nos Estados do Tocantins e do Maranhão a área desmatada, nessa região, chega a 90 por cento. No Piauí é um pouco menor.

A produção de carvão e lenha, e o desmatamento para a produção de soja nos estados vizinhos representam o principal fator da destruição do Cerrado nas nascentes.
No Piauí a situação está ficando cada dia mais grave. O desmatamento que abre espaço para a monocultura da soja já chega às nascentes dos principais rios da bacia hidrográfica (Gurguéia, Uruçuí Vermelho, Uruçuí Preto, Taquara, Lontra, Parnaibinha, Corriola, Água Quente, Sussuapara). A soja já está sendo produzida dentro da área do parque.
A produção de carvão está presente em pelo menos 95 por cento dos municípios do sul do Piauí. São quase 6 mil fornos que queimam lenha 24 horas por dia.
Além da monocultura da soja, da produção de carvão e lenha, o fogo colocado nas chapadas contribuem de forma decisiva para potencializar o desequilibrio ambiental. Mas para cuidar desse probelma não existe no Piauí IBAMA ou Secretaria do Meio Ambiente, pois estes só atuam na área do licenciamento ilegal.
A natureza nunca perdoa
Deus perdoa sempre, a Natureza jamais.
Num momento ela se vinga das agressões que o bicho homem (o único racional do Planeta) lhe impõe.
Já estamos quase cansandos de alertar que a destruição da Natureza que está sendo promovida pelo "governo wd" no Piauí vai ter um preço muito alto. Os exemplos já existem e agora começam a se manifestar com mais evidências.
O deserto de Gilbués repressenta um desastre ambiental, consequência do desmatamento e da mineração. O rio Uruçuí Vermelho, que corre nessa região já não tem mais água. Como ele também está o Gurguéia.
O riacho do Sangue se encontra seco e envenenado por agrotóxico. O do Catapora e do São Francisco estão indo da mesma direção.
Teresina promete 45 graus para os próximos dias.
Em Florinao, em pleno mês de setembro chove granizo.
Mas o "goverandor wd" continua a sua politica, de viés stalinista de destruir o meio ambiente no Piauí. Talvez ele esteja pensando que o desastre não vai chegar pra ele.
Vamos continuar alertando: se continuar desmatando para fazer carvão fornecer lenha para a Bunge, se construir mais cinco hidrelétrica no rio Parnaíba, se continuar essa políticade destruição da Natureza o desastre virá muito mais rápido do que se possa imaginar.
Mas esse é o progresso prometido pelo "governado wd". E dessa destruição é que as campanhas políticas são financiadas. O caixa dois passa pela destruição ambiental.
Se continuar, Teresina vai dar 50 graus e o rio Parnaíba vai secar muito em breve. O alerta está feito.
GP1/Judson Barros É ambientalista, Coordenador do Fórum Brasileiro de ONG's e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - FBOMSCoordenador da Rede Ambiental do PiauíPresidente da Fundação Águas - FunáguasÉ escritor e membro da Academia de Letras, História e Ecologia de Pastos Bons - Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário