domingo, outubro 05, 2008

Governo britânico pode monitorar e-mails e telefonemas

5 de outubro de 2008
Ministros do governo britânico estão considerando gastar 12 bilhões de libras (US$ 21,3 bilhões) em um banco de dados para monitorar e armazenar os hábitos de navegação na Internet, e-mails e chamadas telefônicas de todos os cidadãos da Grã-Bretanha, apontou a edição deste domingo do jornal The Times.
Segundo a reportagem do jornal, o órgão de espionagem do governo já recebeu 1 bilhão de libras para financiar a primeira parte do projeto.
O sistema consistiria, inicialmente, no monitoramento de clientes das duas maiores empresas de Internet e telefonia celular da Grã-Bretanha, a British Telecom (BT) e a Vodafone, disse o jornal. O MI5 (serviço secreto britânico) já conduz interceptações limitadas de email e websites, que são aprovadas pelo secretário de Assuntos internos do governo. Mais detalhes do plano serão informados no próximo mês em um discurso da rainha, apontou a publicação.
O governo britânico afirmou que nenhuma decisão sobre a iniciativa foi tomada, mas fontes apontaram que os ministros concordaram "em princípio" com o programa de monitoramento. Segundo o Times, os oficiais afirmam que o sistema é necessário para o combate ao crime e ao terrorismo, mas críticos questionam se um sistema tão vasto pode ser mantido seguro.
Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário