terça-feira, outubro 21, 2008

Índice de suicídios aumenta nos EUA pela primeira vez em 10 anos

21 Out 2008
A taxa de suicídios está em alta nos Estados Unidos, pela primeira vez em 10 anos, devido ao seu aumento entre pessoas brancas de 40 a 64 anos e, principalmente, entre as mulheres, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira.

A taxa de suicídios na população norte-americana aumentou 0,7% em ritmo anual de 1999 a 2005, mas entre os norte-americanos brancos de 40 a 64 anos subiu 2,7%, sendo que 3,9% entre as mulheres dessa faixa de idade.
Por outro lado, entre os negros a taxa de suicídios diminuiu fortemente no mesmo período e se manteve sem mudanças entre os norte-americanos de origem asiática e os indígenas, indicaram os autores deste estudo divulgado na página da internet do American Journal of Preventive Medicine.
"Essas estatísticas revelam uma mudança na epidemiologia do suicídio, com os brancos de 40-64 anos como o novo grupo de alto risco", ressaltou Susan Baker, professora de Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins (Maryland, leste), co-autora do estudo.
"Historicamente, as medidas preventivas contra o suicídio se concentravam nos grupos considerados então de alto risco, como os adolescentes e os adultos jovens de ambos os sexos, assim como os homens brancos de idade avançada", acrescentou.
"Devemos concentrar nossos recursos e esforços nos adultos brancos na faixa de idade de 40-64 anos", disse Baker.
As razões desse aumento dos suicídios nessa faixa não estão claras. O suicídio é a décima primeira causa de mortes nos Estados Unidos.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário