quarta-feira, outubro 29, 2008

Terremoto deixa ao menos 175 mortos no Paquistão

29/10/2008
KARACHI -Cento e setenta e cinco pessoas morreram quando forte terremoto atingiu a província de Baluchistan, no Paquistão, na madrugada desta quarta-feira, provocando deslizamentos de terra.

Cerca de mil e quinhentas casas foram cobertas de lama e duas mil frágeis construções foram destruídas em um momento no qual a maioria da população afetada ainda dormia. O tremor chegou a 6,4 graus na escala Richter, segundo informações do Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos.
O epicentro do terremoto ficou próximo do vale de Ziarat, um dos principais destinos turísticos de Baluchistan. Dilawar Khan, administrador-chefe do distrito de Ziarat, disse que 170 pessoas morreram no local e que mais 350 ficaram feridas.
- A operação de resgate acabou. Retiramos todos os corpos e todos os feridos. Agora, o problema é atender as vítimas. Faltam barracas, cobertores e comida, enquanto o tempo está ficando frio - disse Khan.
O Serviço Geológico dos EUA disse que o tremor de magnitude 6,4 ocorreu a 60 quilômetros a nordeste de Quetta, capital da província. Segundo o Departamento Meteorológico do Paquistão, o tremor teve magnitude 6,5 e aconteceu às 5h10 (21h10 de terça-feira no horário de Brasília).
Depois 20 tremores secundários - dos quais o maior teve 6,2 graus de magnitude - causaram ainda mais estragos.
- O vilarejo foi varrido. Você não consegue ver uma casa ainda de pé. Há destruição em todo lugar - disse Abdul Rahim Ziyawal, membro de equipe de resgate em Wam, um dos vilarejos mais severamente atingidos, onde as autoridades usaram escavadeiras para vasculhar os escombros.
Khan disse que a maioria dos moradores do distrito de Ziarat, cuja população é de cerca de 50 mil pessoas, estavam dormindo fora de casa - ou porque suas casas foram destruídas ou danificadas ou por cauda dos tremores secundários, que os assustavam.

Paquistão vem sofrendo com terremotos intensos
No ano passado, as piores enchentes da história de Baluquistão mataram centenas. O Exército paquistanês informou ter despachado equipes médicas a bordo de helicópteros para os vilarejos na zona atingida. O epicentro do terremoto ocorreu 640 quilômetros ao sudoeste da capital, Islamabad.
Em outubro de 2005, um terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter devastou a Caxemira e o norte do país, deixando perto de 80 mil mortos.
A província do Baluquistão abriga um antigo movimento separatista, mas não é considerada um campo de batalha importante na luta contra os rebeldes do Talibã que se espalham por outras regiões da fronteira.

Eatados unidos avaliam estragos
Os Estados Unidos trabalham com o governo do Paquistão, a ONU e outras organizações, assim como com possíveis doadores, para avaliar os estragos causados pelos dois terremotos que atingiram o país e fornecer ajuda o mais rápido possível.
O porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack, expressou "profunda tristeza" com os dois terremotos registrados com poucas horas de diferença na província de Baluchistão, sudoeste do Paquistão, e transmitiu suas condolências às vítimas e aos deslocados pela tragédia.
REUTERS/JB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário