quarta-feira, novembro 26, 2008

Chuva devasta Santa Catarina

26/11 /08
Sobe para 84 o número de mortos por enchentes em Santa Catarina

No Estado, 22.952 pessoas estão desabrigadas e os desalojados chegam a 31.087, totalizando 54.039 afetados diretamente. Os desabrigados são pessoas que tiveram que sair de suas casas e precisam da ajuda. Já os desalojados são pessoas que foram obrigadas a sair de suas casas por conta dos danos das chuvas, mas que não precisam de ajuda do Estado pois podem ir para casas de parentes ou amigos.
"Estamos de luto, o Estado está de luto, a situação é muito complicada", disse o gerente de Operações da Defesa Civil de Santa Catarina, major Emerson Neri. "Nosso povo não está nada bem. Tem sido um trabalho árduo."Segundo o major, no entanto, a chuva já perde a força em SC, e o nível do rio Itajaí, que atravessa as regiões mais afetadas, baixou de 11,5 metros para 6,7 metros no final da tarde de terça-feira.Cerca de 30 pessoas permaneciam desaparecidas, disse o major citando dados oficiais, o que poderia elevar o número de mortos para mais de 110.Seis municípios catarinenses declararam estado de calamidade pública. Outros oito estão inacessíveis desde o fim de semana, com diversas estradas bloqueadas por enchentes e queda de barrancos. O total de habitantes ilhados nesses municípios chega perto de 100 mil.Cerca de 160 moradores ilhados foram resgatados no final da tarde desta terça da localidade de Morro do Baú, no município de Ilhota, a 111 quilômetros de Florianópolis.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou em nota que militares enviados ao Estado já resgataram mais de 300 pessoas. "É lamentável o que está ocorrendo lá", disse Jobim.O Ministério da Justiça anunciou o envio para o Estado de 46 homens da Força Nacional de Segurança.O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que viajará na quarta-feira ao Estado, onde se reunirá com o governador Luiz Henrique da Silveira. Segundo nota, Temporão anunciará medidas emergenciais de socorro às vítimas. Ele também sobrevoará as regiões afetadas
Ultimo Segundo/agências Estado e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário