terça-feira, novembro 04, 2008

A cidade do futuro

03/11/08
O Conselho Europeu de Energia Renovável e o Greenpeace lançaram um novo relatório sobre o futuro da energia no planeta. O resultado é bem otimista. De acordo com as entidades, dentro de 82 anos será possível usar 100% de energia renovável no mundo.
Isso se estivermos dispostos a fazer as mudanças necessárias.
Para isso, o primeiro passo seria usar a energia de maneira mais eficiente. Segundo o Greenpeace, metade do problema das mudanças climáticas estaria resolvido se usássemos a energia de maneira mais inteligente. A idéia não é uma novidade, mas tem custado a sair da teoria.
No estudo, o “The Energy [R]evolution”, o Greenpeace sugere um projeto de energia para as cidades, como no modelo acima.
1) Fachadas dos edifícios revestidas com células fotovoltaicas: elas transformam a luz solar em energia. No futuro, com o aprimoramento dessa tecnologia, será possível moldar as células fotovoltaicas e usá-las como elemento decorativo.2) Eficiência energética em edifícios antigos: principalmente nos países frios, onde é necessário aquecimento. Modernizar os sistemas de vedação – para manter o ambiente mais quente por mais tempo e com menos energia. É possível aumentar a eficiência em 80%.3) Uso coletivo da energia: em vez de instalar um sistema de aquecimento solar para cada casa, usar apenas um, compartilhado.4) Energia limpa: as cidades devem usar energia eólica, mesmo que isso signifique trazer a energia de lugares distantes, como um deserto ou uma praia – onde o vento é abundante
Época/Blog do planeta (Marcela Buscato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário