sábado, dezembro 20, 2008

Palestinos lançam foguete contra Israel após fim da trégua

19/12/2008
Palestinos dispararam, da faixa de Gaza, um foguete contra o sul de Israel, nesta sexta-feira, informou o Exército israelense, no dia em que o Hamas anunciou o fim de sua trégua com o país um porta-voz do Exército, o disparo não deixou vítimas, nem causou danos materiais.

Outro movimento armado, a Jihad Islâmica, reivindicou por meio de uma nota os disparos feito na manhã de hoje, afirmando que foram em resposta à morte de um de seus membros, na última terça, em Jenin (Cisjordânia), durante uma ação militar israelense.
As brigadas Ezzedin al-Qassam acusam Israel de não ter respeitado seus compromissos de pôr fim ao bloqueio que mantém sobre Gaza, assim como o de cessar todas as suas operações militares. O braço armado do Hamas também ameaçou responder com toda firmeza a qualquer ataque de Israel.

Manifestação
Centenas de membros do movimento xiita do Hizbollah protestaram hoje contra Israel pelo fim do bloqueio na Faixa de Gaza.
Vários membros do Hizbollah, incluindo mulheres xiitas com os filhos, colocaram cartazes e bandeiras denunciando o bloqueio na Faixa de Gaza. Os militantes marcharam nos bairros devastados pelos ataques aéreos israelitas em 2006, na guerra entre Israel e o Hizbollah.
Egito e Israel fizeram uma imposição para bloquear a Faixa de Gaza depois que o Hamas tomou o poder na região, ao expulsar as forças do presidente palestino Mahmoud Abbas. A barreira foi criada no mês passado para quando militares do Hamas dispararam foguetes contra Israel.
Efe e France Press /Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário