sábado, dezembro 20, 2008

Professor egípcio é julgado por matar aluno

20/12/08
Menino de 11 anos foi espancado por não ter feito o dever de casa.

Um professor de matemática egípcio aparece diante de um tribunal neste sábado, acusado de espancar um aluno de 11 anos até a morte porque ele não havia feito o dever de casa.
O caso aconteceu em uma escola nos arredores de Alexandria, há dois meses e causou comoção nacional.
Depois de usar uma régua para punir o aluno, o professor Haitham Nabeel Abdelhamid, de 23 anos, teria levado o menino Islam Amr Badr para fora da sala de aula e dado pancadas violentas em seu estômago.
O aluno desmaiou e foi levado para o hospital. Mais tarde, teve uma queda repentina na pressão sangüínea e morreu de parada cardíaca.
A correspondente da BBC na cidade Yolande Knell diz que para muitos egípcios o caso é um doloroso sinal do fracasso do sistema educacional do país, em que professores jovens, inexperientes e com poucos recursos lutam para controlar turmas com até cem alunos.
O pai do menino Islam, Amr Badr Ibrahim, diz que outros deveriam ser julgados junto com o professor.
"O problema está no ensino e nos professores", diz ele.
"O ministro da Educação deveria ser o primeiro a ser acusado. Como ele pôde permitir que um homem tão jovem ensine crianças?"
O governo egípcio diz estar trabalhando em uma reforma educacional, incluindo novos sistemas de avaliação de professores e medidas para combater a violência nas escolas.
Da BBC/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário