sábado, dezembro 13, 2008

Terremoto de 5,1 graus atinge o sul da Califórnia

Um terremoto de 5,1 graus na escala Richter atingiu, na madrugada deste sábado, o sul da Califórnia, afirmou o Instituto Americano de Geofísica (USGS, na sigla em inglês). O tremor não causou vítimas ou danos, segundo as primeiras informações da mídia local.
Segundo a USGS, o epicentro do tremor, a 5,9 km de profundidade, foi localizado em uma área pouco povoada, no deserto de Mojave, 188 km a nordeste do centro da cidade de Los Angeles.
A magnitude do sismo foi a princípio avaliada em 5,5 e depois corrigida pela USGS para 5,1. O instituto utiliza a escala aberta de magnitude, que mede a área da falha em movimento e a energia liberada durante o terremoto. Nesta escala, um sismo de 6 graus é considerado forte.
O tremor, registrado às 20h18 desta sexta-feira (5) (02h18 deste sábado, no horário de Brasília) e foi seguido por pelo menos oito réplicas de magnitude inferior a 2,4.
O sismo foi sentido em grande parte da região, onde vivem 22 milhões de pessoas, e até em Las Vegas, a 200 km do epicentro, segundo o site do USGS.
A rádio de notícias KNX1070 e o site do jornal "The Los Angeles Times" indicaram que nenhum dano material foi reportado às autoridades até agora.
A cidade mais próxima do epicentro, Ludlow, onde existem apenas algumas poucas lojas e um posto de gasolina à beira da estrada e uma população de dez pessoas, segundo o Census 2000 (nos EUA, o censo é feito a cada dez anos).
"O chão estava se movendo, mas foi muito leve", disse Jeremy Chestnut, 20, que trabalha em uma loja de Ludlow. "Eu estava na frente de uma máquina de sorvete e ela faz o chão tremer também".
Em Yermo, cerca de 30 km de Ludlow, algumas pessoas em um bar disseram que o tremor foi pequeno e apenas balançou as garrafas. "Todo mundo disse: "Ah, é um terremoto"", disse Leon Lee, dono do bar. "Nós não sentimos nada, apenas uma vibração".
O terremoto foi o segundo de escala acima de 5 graus a atingir o sul da Califórnia neste ano. Em julho, um tremor de 5,4 graus, com epicentro nas montanhas a oeste de Los Angeles, foi o mais forte a atingir a área habitada do sul da Califórnia desde 1994.
Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário