segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Incêndios na Austrália matam milhões de animais

12-02-2009
Os danos provocados pelos incêndios na Austrália, que já causaram a morte a quase 200 pessoas, estendem-se também à fauna do país, alertaram especialistas em vida selvagem, que continuam a encontrar milhares de cadáveres de animais, refere a Lusa.

Especialistas em vida selvagem australianos continuam a trabalhar arduamente para tratar os animais feridos que conseguiram sobreviver ao pior incêndio florestal já registrado na Austrália, enquanto milhares de cadáveres de cangurus, coalas e de outros animais são encontrados à beira da estrada.
«É simplesmente horrendo. É um desastre tanto para os humanos como para os animais», lamentou Neil Morgan, presidente do serviço de emergência de resgate de vida selvagem do estado australiano de Vitória, um dos mais fustigados pelos violentos incêndios.


«Não há dúvida de que, com a intensidade dos fogos, milhões de animais terão morrido», considerou, por sua vez, Jon Rowdon, presidente da organização Vida Selvagem Vitória, outra organização envolvida no resgate de animais.
Esta semana, vários especialistas em vida selvagem consideraram que as dimensões dos estragos provocados pelos incêndios à fauna do país poderão nunca vir a ser conhecidas.
Segundo o presidente da Associação de Protecção da Vida Selvagem da Austrália, Pat O'Brien, a velocidade com que o fogo se propagou impediu que muitos animais conseguissem escapar das chamas.
Conheça «Sam», o coala sobrevivente
Entretanto, um coala sedento, que foi resgatado de um foco de incêndio, tornou-se no símbolo do drama vivido por pessoas e animais naquele país.
O animal, apelidado de Sam, foi salvo por bombeiros na cidade de Gippsland e, actualmente, está a ser tratado no Centro de Vida Selvagem Montanha Ash, em Rawson, a 170 quilômetros de Melburne, para onde muitos outros animais feridos estão a ser encaminhados, segundo a AP.
IOL Portugal Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário