quinta-feira, março 26, 2009

África: Sida fez 14 milhões de crianças órfãs

Segundo o presidente da Associação de Parlamentares Europeus para África (AWEPA), o vírus da Sida já deixou órfãs 14 milhões de crianças na África Subsariana.

AWEPA é uma organização não governamental internacional que apoia os parlamentos em África e cuja missão é manter o continente africano no topo da agenda política da Europa.
O presidente desta associação, Jan Nico Scholten, afirmou que a África Subsariana é a mais afectada por este flagelo que já deixou 14 milhões de crianças sem o pai ou sem a mãe.
Os países mais afectados por esta doença são Moçambique, África do Sul, Suazilândia e Malawi.
Para o presidente desta associação os políticos "de todo o mundo devem ler estes números e fazer assentar as suas políticas nestes factos reais da vida, tomando medidas que apostem na protecção social às crianças e as famílias".
Afirmou mesmo que neste momento de crise financeira, o financiamento a programas internacionais de apoio a estes países não deve abrandar, visto que "não foi África que criou a crise financeira e a crise ambiental, foram os países desenvolvidos".
A situação das crianças órfãs por causa do vírus da Sida foi o tema de um seminário que decorreu, esta terça-feira, em Lisboa, promovido pela Assembleia da República em parceria com a AWEPA.
TVNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário