domingo, abril 05, 2009

Coreia do Norte lança míssil

05/04/09
País diz que míssil estaria carregando um satélite.
Japão não tentou interceptar foguete norte-coreano.


Após adiar a operação por um dia, a Coréia do Norte lançou neste domingo (5) um foguete de longo alcance que teoricamente levaria um satélite à órbita da Terra, disseram a agência sul-coreana “Yonhap” e a rede de TV KBS, também da Coreia do Sul. A informação foi confirmada em seguida pelo Departamento de Estado dos EUA, governo japonês e a agência de notícias japonesa Kyodo.
O míssil subiu por volta de 14h30 local (23h30 deste sábado, 4, no Brasil). Minutos antes, o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, convocou seu Conselho de Segurança Nacional para analisar a situação e confirmar a operação do país vizinho.
O governo japonês informou que não tentou interceptar o míssil norte-coreano, mesmo depois de o foguete sobrevoar seu território em direção ao Oceano Pacífico.
Segundo as agências internacionais de notícias, uma fase do míssil, supostamente um primeiro tanque de combustível, foi desconectada e caiu no Mar do Japão. Um segundo tanque ainda iria se despreender do equipamento, e cair no Pacífico.
G1, com agências internacionais *
* Com informações das agências de notícias France Presse e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário