quarta-feira, abril 22, 2009

Cruz Vermelha pede dinheiro para combater surto de poliomielite na África

Imagem de microscópio do vírus da poliomielite (Foto: Reprodução)
22/04/09
Doença voltou a se estabelecer em países onde parecia erradicada.
Barreiras culturais atrapalharam vacinação em alguns locais.

A Federação e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha fizeram um apelo emergencial solicitando milhões de dólares para combater um novo surto de pólio por toda a África. "A pólio está se espalhando novamente, inclusive em países como Uganda, por mais de uma década livre da doença", disse Tamman Aloudat, encarregado de emergências de saúde da federação.
Apesar de mais de vinte anos de esforços para a erradicação da doença, dois tipos de pólio se espalharam no norte da Nigéria e da Índia – onde muitos muçulmanos resistiram à vacina devido a rumores de que os esforços da vacinação eram um complô do Ocidente para esterilizá-los.
Particularmente preocupante, disse Aloudat, é que a pólio chegou novamente a Port Sudan, um porto marítimo a caminho de Meca. De 2004 a 2006, acredita-se que peregrinos tenham espalhado a pólio de Port Sudan à Arábia Saudita, Somália, Indonésia e Iêmen, surtos que custam mais de US$ 150 milhões para conter. Desde janeiro de 2008, a pólio foi descoberta em 15 países africanos.
A partir do sequenciamento genético do vírus, obtido de pacientes paralisados, descobriu-se que a maioria dos casos foram espalhados em direção a leste e a oeste, a partir da Nigéria, ao longo da fronteira do sudoeste do Saara. No entanto, uma variação da doença foi da Índia para Angola e, depois, para dois outros países. Existem apenas quatro países onde a doença nunca foi erradicada: Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão. Porém, ela parece estar se restabelecendo em Angola, no Chade, no Níger, no Sudão e na República Democrática do Congo.
'New York Times'/ Donald G. McNeil Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário