segunda-feira, abril 27, 2009

OMS altera para 4 nível de alerta de pandemia

27 Abril '09
A Organização Mundial de Saúde modificou o alerta de pandemia do nível 3 para o 4, numa escala de 6. Esta alteração representa o reconhecimento de que existe transmissão entre humanos de um vírus capaz de causar um surto ao nível da comunidade. A OMS reviu esta tarde a escala de 6 pontos relativa a ameaças de pandemia.

A OMS utiliza esta escala de 6 pontos de alerta de pandemia como sistema de informação sobre a gravidade de uma ameaça e da necessidade de se lançar progressivamente medidas de combate à doença.
A decisão de alterar o nível de alerta é da responsabilidade da directora-geral da OMS que, para tomar a decisão, recebe conselhos de especialistas de saúde pública de todo o mundo.
Esses membros da Organização Mundial de Saúde estiveram esta segunda-feira reunidos durante horas para decidirem sobre a alteração do nível de alerta de pandemia.
Ao início da noite, Keiji Fukuda, assistente da directora-geral da OMS, afirmou que nesta altura "o confinamento não é uma opção viável" uma vez que o vírus alastrou a outros países.
A OMS recomenda a concentração de esforços na mitigação da doença e afirma que o risco de pandemia não é inevitável. A Organização Mundial de Saúde vai continuar a acompanhar a situação.

Dados sobre a gripe
- Pelo menos 149 pessoas morreram no México onde todas as escolas foram encerradas

- Há 40 casos de gripe suína confirmados nos EUA

- Espanha foi o primeiro país da Europa a confirmar um caso de gripe suína – homem infectado depois de uma viagem ao México na semana passada

- Seis casos de infecção no Canadá

- Um professor na Nova Zelândia e uma dúzia de alunos que estiveram no México estão a ser tratados devido a sintomas leves de gripe

- Ministro escocês da Saúde confirmou a existência de 2 casos no país

- Casos suspeitos na Noruega, França, Alemanha, Suécia e Israel
RTP.Notícias/Alexandre Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário