sábado, abril 04, 2009

Plataforma de gelo está prestes a se desligar da Antártida

3 de abril de 2009
A plataforma, que originalmente tinha área comparável à da Jamaica, vem de desgastando desde os anos 90

Uma grande plataforma de gelo, ancorada ao continente antártico por uma estreita ponte de gelo, que se deteriora rapidamente, pode se libertar em breve, diz a Agência Espacial Europeia (ESA).

Gelo do Ártico está derretendo mais rápido que o esperado

A ESA informa que imagens de satélite revelam que a ponte ligando a Plataforma Wilkins às Ilhas Charcot e Latady "parece a ponto de desmoronar".
"O início do que parece ser o fim da ponte de gelo começou nesta semana, quando novas lacunas" apareceram e um grande bloco de gelo se soltou, diz a nota da agência.
A Plataforma de gelo Wilkins - que, como o restante da cobertura de gelo da Antártida, "formou-se por milhares de anos de neve acumulada e compactada" - manteve-se estável pela maior parte do século passado, antes de começar a retrair-se nos anos 90, diz a nota.
A plataforma, que originalmente tinha área comparável à da Jamaica, fica no lado ocidental da Península Antártica, que se projeta a partir do continente em direção à América do Sul.
A plataforma perdeu 14% de sua massa só no ano passado, diz a cientista alemã Angelika Humbert, segundo a nota da ESA.
Em dois incidentes ocorridos em 2008, grandes porções da ponte de gelo já haviam ruído, reduzindo-a uma espessura de 900 metros em seu trecho mais delgado.
Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário