sexta-feira, outubro 30, 2009

Em dois dias, 7,5 mil prejudicados pela chuva no Estado

30/10/09
Aeroporto fechado, ruas intransitáveis, carros quebrados no meio da água, moradores ilhados, prejuízo no comércio, casas esvaziadas às pressas, e mais de 7,5 mil pessoas prejudicadas somente com os transtornos envolvendo moradias, produção rural e acesso a escolas e trabalho. O cenário é resultado da chuva que começou na última terça-feira no Estado e deve continuar no fim de semana.

A Defesa Civil Estadual identificou problemas em 14 municípios. Em Cariacica, foi informada pela Defesa Civil Municipal a estimativa de 2,5 mil pessoas prejudicadas de alguma forma, o maior número de afetados em um só município.
Mas o que mais chamou a atenção, segundo o coordenador adjunto do órgão, major André Có, foi a situação de João Neiva, no Norte do Estado. Os deslizamentos de barreiras e encostas são os riscos que mais preocupam. O município tem 15 áreas críticas, onde já ocorreram pequenos desmoronamentos de terra, mas nenhuma casa foi atingida. Há risco também em Fundão, onde o rio chegou a transbordar, ontem, e subiu mais de quatro metros acima do nível normal.
Em Itaguaçu, Região Noroeste, parte de uma casa caiu, mas ninguém ficou ferido. As Defesas Civis municipais estão de prontidão, principalmente nas cidades que estão percebendo transtornos.

Região Metropolitana

Nas áreas urbanas da Grande Vitória, o trânsito difícil e os alagamentos em diversos pontos, principalmente em Vila Velha, destacaram-se. Árvores caíram sobre casas e carros, e os bombeiros passaram o dia todo atendendo a chamados para retirada de vegetação. Num dos casos, no Morro da Fonte Grande, em Vitória, os soldados treinados para salvar vidas foram ameaçados por supostos criminosos, que não gostaram de sair de uma casa que passaria a ser usada por um desalojado.
Em Vila Velha, valões transbordaram, e uma carreta afundou num deles. Um ônibus do Transcol que havia caído dentro de outro valão, na terça-feira, ainda estava no mesmo lugar na manhã de ontem, esperando a água baixar para ser retirado.
Na Serra, diversas ruas e avenidas ficaram alagadas. Houve queda de árvores e deslizamento de terra, mas sem feridos. Seis casas foram invadidas pela água durante a madrugada no bairro Lagoa de Jacaraípe.
A orientação do major André Có é para as pessoas procurarem as Defesas Civis dos municípios, de modo preventivo, ao observarem situações de risco, como deslizamento de terra, encostas desprotegidas, casas com rachaduras ou outros sinais de problemas. Ao todo, até o último boletim da Defesa Civil Estadual, no início da noite de ontem, pelo menos 100 casas - nos municípios que relataram transtornos - haviam sido afetadas.
A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário