terça-feira, outubro 20, 2009

O mundo noticiou terror

19 de outubro de 2009
Jornais de vários países noticiaram nesta segunda-feira a onda de violência que atingiu o Rio de Janeiro no fim de semana. As publicações estrangeiras destacaram a morte de 14 pessoas em confrontos violentos e a queda de um helicóptero na favela do Morro dos Macacos, na zona norte da cidade. Os órgãos de imprensa do exterior questionaram se o Rio e o Brasil são capazes de garantir a segurança dos Jogos Olímpicos de 2016. A escolha da sede foi feita há só duas semanas.

De acordo com o jornal francês Libération, a derrubada do helicóptero da Polícia Militar pelos bandidos é "algo nunca visto, mesmo em um Brasil escaldado pela violência". "A audácia dos chefes que comandam as favelas do Rio parece não ter mais limites", diz o diário. O Libération lembra ainda, ao se referir aos Jogos de 2016: "O novo episódio dá a medida do desafio que espera as autoridades". O também francês Le Figaro afirmou que o país viu cenas de "guerra civil" na televisão.
Na Grã-Bretanha, o jornal The Independent classificou os confrontos de "batalha" e disse que o Rio atingiu "novos níveis de violência". "Explosões de violência não são exatamente incomuns nas favelas do Rio, que já é considerada uma das cidades mais violentas do mundo. Mas o espasmo do sábado foi intenso, fora do comum, gerando densas nuvens de fumaça negra no céu e forçando autoridades do governo a enviar palavras tranquilizadoras em relação aos Jogos", diz o texto.
O Independent ainda afirma que os episódios são um "constrangimento" para o governo logo após a vitória da candidatura do Rio. O El País, da Espanha, classifica o caso de "uma prova a mais do poder do crime organizado no Rio de Janeiro", e lembra que "grupos delinquentes como o Comando Vermelho e o Amigos dos Amigos continuam fortemente armados, algo que lhes dá um poder de fogo que preocupa bastante as autoridades, principalmente tendo em vista os Jogos-2016."
Pelo menos 14 pessoas morreram, incluindo dois policiais, na onda de violência na zona norte. Bandidos do Comando Vermelho e Amigos dos Amigos disputavam uma área de tráfico e a polícia interveio. Os dois policiais mortos eram os dois ocupantes de um helicóptero atingido pelos traficantes. O aparelho explodiu depois de pousar num campo de futebol no morro São João. Enquanto o confronto entre as facções ocorria, pelo menos 10 ônibus foram queimados no Rio de Janeiro.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário