sexta-feira, outubro 02, 2009

O Poder da Mídia


“A televisão é uma invenção que permite que você se divirta na sua sala com pessoas que não convidaria para entrar em sua casa.” — David Frost, apresentador britânico

SE ALGUÉM lhe oferecesse um milhão de dólares para deixar de ver televisão pelo resto da vida, você aceitaria?
Alguns anos atrás, 1 em cada 4 americanos entrevistados disse que não. Numa outra entrevista, perguntou-se a vários homens o que mais desejavam na vida. Apesar de a maioria ter mencionado que queria paz e felicidade, isso vinha em segundo lugar na
lista. O que eles mais queriam era uma televisão de tela grande. ( QUE LOUCURA…)

No mundo de hoje, a televisão é apenas um dos meios que a MÍDIA usa para nos Atrair. Usando métodos interessantes e sutis como : MODA, CONSUMISMO e certos conceitos distorcidos sobre BELEZA.
Como a Mídia tem influenciado nosso Comportamento ?
Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, praticamente 2 de cada 3 programas de TV contêm cenas de violência, numa proporção de cerca de seis por hora.
Quando um jovem se tornar adulto, ele já terá assistido a milhares de cenas de atos violentos e assassinatos.
E também segundo nossas idéias ( “A Idéia de não ter Idéia”) , se uma pessoa ver 2 horas de TV por dia, ao final de um mês ela terá visto 60 horas de TV… !!! Imaginem em um Ano !!

Outro método sutil que a mídia usa pra influenciar-nos é o CONSUMISMO.

“Eu quero, pai!”..“Meu colega tem !!”..“Eu TENHO Que Ter também.”..
É exatamente isso o que acontece no Mundo do poder enganoso das Propagandas.
Por que será que os filhos pedem tudo o que é Anunciado ?
“Já que outros tem essas coisas, eles também querem. Preocupam-se com sua reputação entre os amigos” – explica uma educadora polonesa.
Certa psicóloga diz : “O Objetivo é envolvê-los emocionamente”
Desde criança, as crianças já são incentivadas ao Consumismo – comprar , comprar e comprar … Quando jovem, a rebeldia pode os influenciar ao espírito de independência. E sabem de quem é grande parte culpada ? A MÍDIA.

Outro método completamente “bem” usado pela mídia é chamada “APARÊNCIA É TUDO !”

Desde a infância, a TV, os livros, e os filmes nos ensinam que as pessoas “boas” são lindas, e que as “más” são feias, tema insaciavelmente explorado em todos os corredores da mídia. A bela aparência vende de tudo, desde perfumes a moto-serras. Em resultado disso, muitos compram não só os produtos, mas também a noção torcida de que a aparência é tudo.
Com isso, a mídia dá brecha pra nos infiltrarmos no mundo enganoso da Moda.

Ás vezes, nos sentimos tão escravos da moda, que deixamos a nossa identidade de lado.
Outros jovens são guiados pelos ventos da moda. Mas quão temperamentais são tais ventos!
Quando as bainhas sobem e descem e as pernas das calças se alargam e afunilam, os Estilistas soltam fogos !! Afinal , empresários e estilistas de roupas, colhem amplos lucros com um público facilmente manipulado.
Quanto Poder tem a Mídia !!
Blog A Idéia de Não Ter Idéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário