sábado, outubro 24, 2009

A Terra pode ficar assim se a temperatura subir mais com o aquecimento global



22/10/09
Como o mundo pode ficar se os países não conseguirem chegar a um acordo ambicioso em dezembro para reduzir as emissões causadoras do efeito estufa? O prognóstico com o melhor da ciência foi feito pelo Hadley Center, o principal instituto de pesquisa climática do Reino Unido.

Eles compilaram os dados mais recentes e confiáveis sobre como o aumento de temperatura, previsto caso as emissões continuem crescendo, pode impactar as várias regiões do planeta. O resultado pode ser visto no mapa interativo acima, que acaba de ser divulgado em Londres.
“Se as emissões continuarem a crescer no ritmo atual, a temperatura média da terra deverá subir cerca de 4 graus Celsius até o fim do século, ou até bem antes disso”, disse Vicky Pope, a diretora de mudanças climáticas do Hadley Center. “As consequências serão severas. É preciso agir agora para evitar falta de alimentos e de água no futuro”.
As previsões dos cientistas incluem extremos calor e secas, risco maior de incêndios florestais e aumento do nível do mar. As colheitas devem cair nas maiores áreas produtoras de cereais do mundo. Metade das geleiras dos Himalaias encolherão significativamente até 2050. Como isso afeta o fluxo de grandes rios que dependem do degelo, cerca de 23% da população da China enfrentará falta de água. Impactos semelhantes estão previstos para outras regiões do mundo, inclusive o Brasil.
“Não podemos lidar com um mundo 4 graus mais quente”, diz David Miliband, secretário de relações exteriores do Reino Unido. “Esse mapa claramente indica a escala do desafio que enfrentamos hoje”. O mapa foi elaborado com base em um aumento de 4 graus Celsius na temperatura global média em relação ao período pré-industrial.
Época / Blog do Planeta (Alexandre Mansur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário