sexta-feira, outubro 30, 2009

Ucrânia: Encerradas escolas e suspensas reuniões públicas (Gripe A H1N1)


30/10/09
A primeira-ministra ucraniana, Iúlia Timochenko, anunciou hoje o encerramento das escolas e a suspensão de todas as reuniões públicas durante três semanas devido à gripe A (H1N1).

A quarentena foi decretada em nove regiões ocidentais do país devido ao grande número de casos registados, acrescentou.
"Durante o período de situação especial, todos os estabelecimentos médicos, quer sejam públicos ou privados, estarão sob as ordens do Ministério da Saúde", frisou.
Pelo menos 30 pessoas morreram esta semana devido à epidemia de gripe A (H1N1) em três regiões do ocidente da Ucrânia, disse o ministro da Saúde ucraniano, Vassili Kniazevitch.
Este alto nível de mortalidade deve-se ao facto de os médicos não terem sabido determinar a origem da epidemia, que começou na passada terça-feira. Inicialmente, consideraram que se trata de "pneumonia provocada por vírus".
Segundo as autoridades sanitárias, o vírus da gripe A (H1N1) já infectou 38 mil pessoas, estando internadas 951. A epidemia começou na província de Ternopil e estendeu-se já às de Lvov e Ivano-Frankovsk.
A medida anunciada por Iúlia Timochenko poderá afectar a campanha eleitoral para as presidenciais no país, que teve início no passado dia 19 de Outubro.
DN Globo / Fotografia © Reuters - Gleb Garanich

Nenhum comentário:

Postar um comentário