segunda-feira, novembro 30, 2009

Culto ao corpo

http://twitter.com/sinaisclipping
11/2009
A busca pelo corpo perfeito atinge tanto as mulheres quanto os homens

Só que o exagero dessa busca pode extrapolar os limites do corpo e tornar-se uma doença conhecida como Vigorexia.
Na Vigorexia, a pessoa nunca está satisfeita com sua imagem. É um transtorno psiquiátrico do culto ao corpo. Mesmo que o homem esteja musculoso, se vê miúdo e fraco.
O culto ao corpo afeta as mulheres provocando nelas a Anorexia e, nos homens, a Vigorexia. Em ambos os casos, trata-se de transtornos dismórficos corporais que promovem a distorção da imagem que as pessoas têm de si próprias.
Para conseguir o objetivo, as mulheres evitam a alimentação para que não ganhem peso, mas os homens fazem justamente o contrário: ficam obcecados em tornarem-se musculosos e realizam exercícios físicos em excesso. Muitos ainda tomam anabolizantes para atingir o resultado que querem rapidamente.
O efeito dos anabolizantes, que são drogas artificiais derivadas da testosterona, com exercícios físicos intensos provoca a hipertrofia muscular e as células passam a reter mais água.
Isso traz complicações para os tendões, ossos e ligamentos. No homem, podem causar impotência sexual, danos nos rins e no fígado, maior risco de acidente vascular cerebral, aumento das mamas, e na mulher, ganho de pêlos e engrossamento da voz. Ambos podem apresentar depressão.
A insatisfação consigo mesmo demonstra a falta de auto-estima, principalmente com a imagem corporal. O fato da pessoa não se ver bonita é mais mental do que a própria realidade.
Quando a pessoa se gosta, suas células do rosto (que tem a mesma origem do folheto embrionário do sistema nervoso) demonstram esse sentimento e ela se vê e se sente bonita. O rosto mostra o que a pessoa sente e isso é inconsciente.
Quantas pessoas saem de casa achando-se feias e, por conseqüência, têm a sensação de que as outras pessoas estão achando a mesma coisa.
Uma das maneiras de se combater a anorexia e a vigorexia é manter a auto-estima elevada, que já comentamos em outras matérias. Nos dois casos, as pessoas devem procurar ajuda profissional.
Ciberdiet.terra.com.br / Coluna assinada por: Dr. José Rui Bianchi Médico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora

Veja este Vídeo:

Jovem morta por suspeita de uso de anabolizantes é enterrada em São Paulo
Globo Vídeos

Um comentário:

  1. Ola, estou seguindo a trilha dos sinais.

    muito bom o texto sobre os anabolizantes. tenho um visinho que ta rico so de vender esses produtos... nossa

    visite noso blog tbm. ok abraço irmao. fique na paz

    ResponderExcluir