domingo, novembro 01, 2009

Epidemia de Aids cresce na Rússia

29/10/09
País insiste em campanhas que pregam o absenteísmo sexual.
Distribuição de camisinhas não faz parte das campanhas de saúde.


Retrato de atraso e preconceito, a epidemia de Aids cresce na rica Rússia, enquanto paradoxalmente começa ser contida na África Subhaariana. Atualmente 1,5 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV na Europa Oriental e Ásia Central.
Segundo informações divulgadas pelas agências de notícias mundiais o numero de pessoas infectadas continua a aumentar em um país que reluta em adotar medidas de contenção de risco.
As autoridades de saúde russas insistem em campanhas que pregam o absenteísmo sexual e que se evitem as drogas, evitando estratégias que se mostraram eficientes em outros países.
A distribuição de camisinhas não faz parte das campanhas de saúde, embora 32% dos casos novos seja por conta de sexo não-protegido. As mulheres já são quase a metade dos infectados.
As tentativas de implantação de políticas de redução de risco como as trocas de seringas para usuários de drogas injetáveis não são sequer discutidos ficando para as ONG’s sua implementação em um país onde 66% dos casos são desses usuários.
O único avanço do sistema de saúde russo nesse campo foi a disponibilidade de medicamentos contra o HIV para as mulheres grávidas diminuindo a transmissão de mãe para filho.
Em um reunião regional para discutir o problema, um outro alerta. Os recursos aplicados naquele país por organizações não-governamentais que atuam na luta contra a Aids deve diminuir.
O crescimento econômico do país o coloca de fora da lista de quem precisa de ajuda para as campanhas.
G1/Luis Fernando Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário