segunda-feira, novembro 16, 2009

Falta água em 147 municípios do Ceará e do Piauí

15/11/2009
No Ceará e no Piauí, choveu muito, este ano. Mas depois de alguns meses, milhares de brasileiros só têm água levada por carros pipa.

É preciso esperar pela água. Ela não vem todo dia. "São duas pipas por semana. Se não controlar, não dá não", disse a dona de casa Silvana Miranda de Abreu.
"Tem muito canto em que a gente chega e já está o pessoal todo mundo esperando, porque não tem como tirar água de outro canto", contou o motorista do carro-pipa Anísio Mesquita de Sousa.
Em 147 municípios do Piauí e do Ceará, a água dos carros-pipa é a única possibilidade de abastecimento.
"A gente cozinha, bebe, toma banho e só tem essa água pra gente gastar", disse a dona de casa, Ana Cláudia Amorim Sousa.
As comunidades são atendidas por meio de senhas distribuídas pelo Exército. “A Defesa Civil é ela que faz a avaliação dos municípios que necessitam da água e o Exército executa", explicou o major do exército, Antônio Vamilton de França Filho.
Em Choró, no sertão do Ceará, até nas escolas públicas, a água só chega de caminhão. "A situação da gente é difícil porque, dentro de uma área de 10 a 15 quilômetros, nós não temos água potável", contou o diretor de escola Pedro Vidal de Queiroz.
Cinco meses atrás, sobrava água. O Ceará teve o período chuvoso mais intenso dos últimos 24 anos. Houve enchentes, açudes transbordaram, mas as condições de armazenagem são precárias.
Em uma casa, é fácil entender porque nem a quantidade de chuva bem acima do normal foi suficiente para evitar que os moradores dependam do carro-pipa. A água armazenada no começo deste ano não se renova por causa da estiagem e, agora, o que sobrou na cisterna corre o risco de contaminação.
"Alguém coloca um balde, alguma coisa e essa água fica imprópria ao consumo humano. E nós temos que atender à comunidade até para evitar as endemias, as doenças", disse o coordenador da Defesa Civil, José Maria Pinheira Lima.
Veja o vídeo:

Globo.com Vídeo / Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário