sexta-feira, novembro 06, 2009

Ida atinge Nicarágua

Imagem de satélite do furacão Ida chegando à Nicarágua.
novembro 5, 2009
Nicarágua foi atingida pelo furacão Ida quinta-feira, forçando a 4.000 pessoas a saírem de suas casas.

O furacão atingiu a costa leste do país centro-americano na quinta-feira como uma categoria um, com ventos fortes e chuvas, disse o Centro Nacional de Furacões dos E.U.A., com sede em Miami.
O aviso de furacão mais tarde foi desclassificado para uma tempestade tropical e deve enfraquecer à medida que viajam a leste da Nicarágua e as Honduras nos próximos dias.
Como explicou à BBC Mundo o chefe da Defesa Civil do Exército da Nicarágua, Mario Perezcassar "Graças a Deus não há casos de mortes ou desaparecidos."
 Cerca de 7.000 pessoas foram afetadas de maneiras diferentes por chuvas de 400 milímetros, e cerca de 4.000 foram evacuados para vários abrigos temporários e escolas.

 Danos estruturais

"Se o tempo permitir, já que as áreas atingidas são remotas, nós preparamos quatro helicópteros e um avião que transportava ajuda humanitária."
O funcionário disse que os maiores danos são à infra-estrutura : casas destruídas e pontes, sistemas eléctricos derrubados - cerca de 300 km. sem luz, desde Bluefelds a Sandy Bay, na costa do Caribe, e poços contaminados pela água do mar.
Além disso, "disse o chefe da defesa civil," não há danos para o ecossistema, porque essa área tem muitas florestas que não foram danificadas pelas fortes rajadas de vento. "
 As comunidades costeiras são as mais danificadas Sirpe Sandy Bay, e Bar Karawala Rio Grande, que abriga cerca de 2.000 pessoas, disse Perezcassar.
 "Passamos a parte mais difícil", disse o militar à BBC.  "O problema agora é aliviar as fortes chuvas." Ele explicou que a verdadeira extensão dos danos só serão conhecidos nesta sexta-feira.
BBC Mundo América
Google Tradutor / Taquini

Nenhum comentário:

Postar um comentário