terça-feira, abril 27, 2010

Assessor de Lula diz que querem satanizar o Irã

Foto por Mohammad Reza Abbasi/26.04.2010/AFP
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, com líder do Parlamento iraniano, Ali Larijani, (à dir.) em reunião hoje em Teerã


26/04/2010 
No país do Oriente Médio, Ahmadinejad usou mesma expressão para desqualificar conselho

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, acusou nesta segunda-feira (26) os países que defendem a aplicação de sanções contra o Irã de satanizar o país do Oriente Médio.
A declaração ocorre em um momento no qual se aproxima a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país do Oriente Médio e também crescem as pressões para aprovação de sanções no Conselho de Segurança da ONU contra os iranianos. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, expressou apoio hoje, em Teerã, ao uso civil da energia nuclear pelo regime iraniano.
Os Estados Unidos e países europeus como França, Reino Unido, e Alemanha defendem que o programa iraniano tem fins militares, algo que Teerã nega.
Foi neste contexto que Garcia disse que o Brasil só quer buscar uma solução para os impasses entre o Irã e a comunidade internacional. A posição brasileira já foi classificada como ingênua por pessoas como a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, quando veio ao país em março. Hoje, Garcia disse:
- Nós não defendemos o Irã. Queremos negociar com o Irã uma saída pacífica para esse impasse. Outros países querem satanizar o Irã com uma série de sanções.
O Irã anunciou em 9 de fevereiro que começou a enriquecer urânio a 20%. Após o anuncio, os Estados Unidos encabeçaram uma campanha para aplicação de sanções econômicas ao país de tradição persa.
Presidente do Irã diz que poder de veto da ONU é satânico
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, classificou na segunda-feira como satânico o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o poder de veto dos cinco membros permanentes do conselho, informou a agência de notícias dos estudantes iranianos Isna.
Ahmadinejad, que frequentemente critica o Ocidente, afirmou que o poder de veto mantido por Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Rússia era destinado a oprimir e destruir a verdadeira natureza da humanidade e é um instrumento satânico.
Um documento preliminar dos EUA por uma quarta rodada de sanções da ONU propõe mais restrições aos bancos iranianos, embargo de armas, medidas mais duras contra a Marinha mercante iraniana, ações contra membros da Guarda Revolucionária e a proibição a novos investimentos no setor de energia do Irã.
Teerã tem permanecido provocador, dizendo que está preparado para trocar seu urânio de baixo enriquecimento por combustível de grau maior enriquecido no exterior (medida que ajudaria a aplacar os temores sobre as atividades de enriquecimento do Irã), mas insiste que isso deve ocorrer em solo iraniano.
Em outubro o Irã concordou em princípio em enviar o urânio de baixo enriquecimento ao exterior para processamento maior, mas depois informou que a troca deveria ocorrer dentro de seu território e simultaneamente.
Laís Lis, do R7 em Brasília, com Reuters

Confira Também
Amorim defende programa civil para o Irã
Amorim chega ao Irã para preparar visita de Lula
Brasil tenta mudar postura nuclear do Irã

Nenhum comentário:

Postar um comentário