segunda-feira, abril 19, 2010

Cidade pernambucana registra oito tremores de terra

19/04/2010 
Abalo de 2,8 graus atingiu Belém de Maria, no domingo (18).
Réplicas ainda são sentidas nesta segunda-feira (19).

Um tremor de terra com magnitude de 2,8 graus na escala Richter atingiu a cidade de Belém de Maria, em Pernambuco, na noite de domingo (18). De acordo com o professor Aderson Farias do Nascimento, vice-coordenador do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelo menos outros sete tremores, de magnitudes entre 1,7 e 2,1 graus, foram registrados na região nesta segunda-feira (19).
“O tremor que ocorreu ontem à noite foi o principal, e hoje estão sendo registradas réplicas. Geralmente, as réplicas de tremores nessas áreas podem durar dias ou até meses”, diz Nascimento ao G1.
O epicentro do tremor, segundo o professor, ocorreu entre os municípios de Belém de Maria e Cupira (PE). Não houve registro de feridos, mas algumas residências ficaram com rachaduras.
“Ainda é preciso estudar a causa desse tremor, mas ele ocorreu, provavelmente, pela reativação de alguma falha geológica que há na região. Como a placa em que está nosso continente está sendo comprimida, essas falhas podem ser reativadas em áreas mais frágeis”, afirma Nascimento.
Outras cidades no interior de Pernambuco registraram abalos nos últimos meses. São Caitano registrou um tremor de 2,4 graus no fim de fevereiro. Os municípios de Caruaru (PE) e Alagoinha (PE) também foram atingidos por abalos recentemente.
G1, em São Paulo

Terremoto de 5,3 graus atinge Afeganistão e mata 7

Um terremoto de magnitude 5,3 atingiu hoje uma montanhosa região ao norte da capital afegã, Cabul, matando sete pessoas e ferindo 30, segundo autoridades.

O tremor ocorreu a 1 hora (horário local) na província de Samangan, quase na metade do caminho entre Cabul e Mazar-i-Sharif, no norte do país, segundo o vice-governador provincial, Kulam Sakhi Baghlani. São escassos os caminhos e outras vias de comunicação nessa área, dificultando a obtenção de informações. O terremoto foi também sentido em Cabul e nos vizinhos Usbequistão e Tajiquistão.
Baghlani disse que três distritos com populações dispersas foram afetados. Pelo menos 300 casas feitas de barro foram danificadas. Dezenas de cabeças de gado morreram. Foram provocadas enchentes pelo terremoto, bloqueando rotas e complicando a chegada à área. "O sismo foi sentido com intensidade muito maior nas montanhas", disse Baghlani. Segundo ele, três unidades da defesa civil foram enviadas para avaliar as consequências do tremor. 
AE-AP - Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário