quarta-feira, abril 21, 2010

Ele verá do espaço o Ártico derreter


YOU TUBE

21/04/10
A Agência Espacial Européia lançou o satélite Cryosat-2. Ele foi desenvolvido especialmente para medir o volume de gelo flutuando no Pólo Norte. Esse dado é vital para acompanhar o derretimento do Ártico, provocado pelo aquecimento global. Segundo previsões conservadoras, o Pólo Norte ficaria livre de gelo no verão dentro de 40 anos. Mas a taxa de derretimento tem supreendido os cientistas e alguns deles já anteciparam a previsão para esta década.


Uma das dificuldades é medir a espessura da camada de gelo flutuante, e não apenas sua extensão. Até então, os satélites são conseguiam imagens da superfície de gelo. O novo satélite tem equipamentos capazes de avaliar a espessura do gelo. Isso permite avaliar quanta água está flutuando ali e quanto tempo ela aguenta.

O derretimento desse gelo flutuante não vai elevar diretamente o nível do mar. Mas tem outros impactos. Primeiro, ele reduz a superfície branca, mais reflexiva que a água escura, o que aumenta a absorção de calor dos raios solares e faz o oceano esquentar mais rápido. Seu derretimento também altera correntes marinhas que regulam o clima do Hemisfério Norte. E também pode acelerar o derretimento de geleiras ancoradas em terra firme, como na Groenlândia e no norte da América. E essas sim podem elevar em vários metros o nível do mar.
(Alexandre Mansur)/Blog do Planeta/Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário