quarta-feira, abril 28, 2010

EUA aprovam incêndio no mar para conter vazamento de petróleo

Mancha de óleo avança pelo Golfo do México em direção ao litoral dos EUA
28 de abril de 2010 
As autoridades norte-americanas aprovaram que se recorra a um incêndio, controlado, para proteger um trecho litorâneo no Golfo do México. A região, ecologicamente frágil, foi atingida por um vazamento de petróleo após o afundamento de uma plataforma petroleira.

Segundo o serviço da Guarda Costeira, a drástica decisão de atear fogo no mar é vista como uma intervenção necessária, devido à gigante maré negra de petróleo que avançou até a uma distância de 37 km dos pântanos da Louisiana, um importante santuário para aves aquáticas e outras espécies da vida selvagem.

Os estados sulistas da Flórida, Alabama e Mississipi se preparam ante a possibilidade de que as praias e áreas pesqueiras, cruciais para a economia na região, se vejam afetadas pelo lodo oleoso derivado do gigantesco vazamento de 965 km de circunferência.

Plano

"O comandante da área aprovou plano para um incêndio in situ e está falando com os sócios da comunidade e da indústria", informou o porta-voz da Guarda Costeira, Tom Atkeson, à AFP. "O incêndio poderá ser realizado ainda hoje".

Quatro robôs submarinos da companhia de petróleo britânica BP tentavam dede segunda-feira conter o vazamento de combustível.

A plataforma "Deepwater Horizon" afundou na quinta-feira passada, dois dias após uma explosão que deixou 11 trabalhadores desaparecidos.

Vazamento

Imagens de satélites mostraram que a mancha se estendeu no domingo quase 50%, passando de 1.035 km2 a 1.550 km2. Apesar da extensão, os técnicos da empresa afirmaram que 97% da mancha não passa de uma fina camada na superfície do mar.

A BP, que administra a plataforma, inicialmente havia informado não ter localizado vazamentos de petróleo, mas um robô submarino detectou no sábado dois buracos no conector que liga o poço à plataforma.

O porta-voz da BP, Ron Rybarczyk, afirmou que o vazamento, a 1.500 metros de profundidade, está liberando mil barris de petróleo por dia no oceano. "É um vazamento muito grave", advertiu o suboficial Erik Swanson, porta-voz da Guarda Costeira americana.

Redação: Fábio Mendes / AFP / mundo@band.com.br / Foto: Nasa/ AFP
  
Leia mais:

Um comentário:

  1. Caro blogueiro,

    A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e já foi utilizada por mais de 300 países do Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.


    Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir