sexta-feira, abril 30, 2010

Flórida declara emergência devido a mancha de petróleo

30/04/2010
 Governador declarou estado de emergência em cinco condados no Estado. 
Vazamento de óleo também ameaça Lousiana, Mississipi e Alabama.
O governador da Flórida, Charlie Crist, declarou nesta sexta-feira (30), estado de emergência devido ao avanço da mancha de petróleo pelo vazamento no Golfo do México, que deve chegar à ...
costa dos Estados Unidos até segunda-feira (3).
O governador declarou
emergência para os condados de Escambia, Santa Rosa, Okaloosa, Walton, Baía do Golfo, no setor noroeste do Estado, os mais expostos ao vazamento de petróleo.
Com a declaração, a Flórida pode receber ajuda do governo federal para se proteger de uma eventual catástrofe natural.

Louisiana
Além da Flórida, a Lousiana já havia entrado em estado de emergência pelo vazamento de petróleo no Golfo do México, que atingiu a costa do estado americano na noite da quinta-feira (29). As agências de notícias France Presse e Associated Press informaram, com base na apuração com autoridades locais, que a mancha de óleo alcançou uma ilha perto do delta do Rio Mississippi, ameaçando flora e fauna da região.
Vários estados americanos estão em alerta por causa do vazamento de petróleo. Há temor de que praias e refúgios de vida selvagem sejam danificados em quatro estados. Ainda estão ameaçados os estados do Mississipi e Alabama. Lontras, pelicanos e outros pássaros estão no caminho da mancha de petróleo, e o serviço de preteção ambiental do país tenta proteger as espécies ameaçadas.
Veja galeria de fotos dos estragos
O presidente Barack Obama prometeu "usar todo e qualquer recurso disponível", e os militares estão mobilizados para combater o vazamento.

Catátrofe
Cinco mil barris (quase 800 mil litros) de petróleo jorram diariamente no mar do Golfo do México depois da explosão de uma plataforma, na semana passada. O vazamento é cinco vezes maior que o previsto e foi considerado catástrofe nacional pelo governo norte-americano.
Os ventos empurram o óleo para o continente, a poucos quilômetros da área de pântanos no delta do Rio Mississipi. Autoridades disseram que farão de tudo para manter o tráfego aberto no rio.
Até agora os esforços para conter o avanço da mancha, que incluem até uma barreira de lona, foram insuficientes. O governo americano reforça a ajuda à região para tentar evitar um desastre ambiental ainda maior.
G1, com agências internacionais
Associated Press e da France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário