quarta-feira, maio 05, 2010

Imazon registra desmatamento de 76 km² para o mês de março na Amazônia

04/05/10
Área é correspondente a 47 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em SP.
Número pode ser diferente por causa da cobertura de nuvens no período.


Relatório publicado nesta terça-feira (3) pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que monitora de forma independente o desmatamento, aponta que ...
em março de 2010 foram devastados 76 km² na floresta. A área é correspondente a 47 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O Imazon lembra que os dados para o período podem estar subestimados, por causa da cobertura de nuvens durante o mês de março. De acordo com a ONG, foi possível monitorar, no período, somente 37% da área com cobertura florestal na Amazônia Legal, pois 63% do território estava coberto por nuvens. A cobertura afetou 66% do território avaliado em março do ano passado.

O desmatamento registrado para março ocorreu principalmente no Pará, com 45% de toda a área cortada, e no Mato Grosso, com 39%. Rondônia (6%), Roraima (4%), Acre (4%), Amazonas (1%) e Tocantins (1%) completam a lista. A quantia registrada em março deste ano representa um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram registrados 57km².

Segundo a ONG, o desmatamento acumulado desde agosto de 2009 totalizou 1000 km², número que representa um aumento de 24% se comparado com a mesma análise para o período de 2008 a 2009. A quantia também resultou no comprometimento de 65 milhões de toneladas de gás carbônico sujeitas à emissão na atmosfera.

Ainda de acordo com o Imazon, em março deste ano foram registrados 220 km² de florestas degradadas (intensamente exploradas pela atividade madeireira e queimadas) na Amazônia Legal.
Globo Amazônia, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário