quinta-feira, novembro 08, 2007

Pois os homens serão bárbaros...

Uma breve reflexão sobre os recentes acontecimentos "bárbaros"...
Quando ouço as recentes notícias dos “crimes hediondos” e “barbáries” que a mídia nos mostra dia-a-dia; lembro do tempo em que, para mim, “bárbaro” significava uma classe de personagem de uma brincadeira adolescente – geralmente não dotados de grande inteligência eram compensado por força extravagante; antipáticos na lida com os outros, mas com o machado sempre pronto pra batalha. Esteriótipo clássico e muito explorado pela arte...
Talvez aqueles mais cultos, sejam arrebatados a períodos históricos; particularmente entre 409 e 711, quando foram chamados de bárbaros os povos de origem germânica que, em suas migrações invadiram o Império Romano do Ocidente, causando sua queda em 476 d.C. Mas a palavra "bárbaro" é um pouco mais antiga do que isso; surgiu na Grécia (onde significava ‘não-grego’), no entanto foi no Império Romano que a expressão passou a ser usada com com a conotação de "incivilizado"; até hoje expressão "bárbaro" tem um significado de não civilizado, brutal ou cruel – em parte tem haver com forma cruel que esses povos usam contra seus inimigos.
Até aqui nada além de história, algo que já ficou lá atrás. Afinal de contas, estamos em pleno século 21; já ' evoluímos' a ponto de sermos educados e amáveis com nossos semelhantes; essa foi uma das revoluções que o Cristianismo trouxe a sociedade; têmos uma "moral" que consideramos “ideal”.
Mas a coisa começa a ficar sinistra quando, nós, como sociedade organizada, somos bombardeados notícias de crimes, que acontecem ao nosso redor, que trazem consigo resquícios de crueldade digno de épocas bárbaras! É como se em nossa “essência moral coletiva” estivéssemos passando por mudanças radicais, talvez regredindo. . O que estou querendo dizer é que; para a maioria de nós, ainda é errado sair por aí matando seus vizinhos, pais, parentes... Certo?!
ERRADO! Como “sociedade” estamos doentes! Não, não! [Confortávelmente entorpecidos]! Alguma coisa muito grave e muito forte toma conta de nossas almas; apesar de ainda termos a capacidade de nos revoltar e nos chocar com que acontece, ao mesmo tempo parecemos incapazes de reagir, ou mesmo entender “os porquês” de tanta crueldade...
Ladrões que roubam carro e arrastam criança até a morte! Esposo que trama e executa suas esposa com ajuda de cunhada de 12 anos (isso mesmo, irmã ajudando a matar irmã). Filhos que matam seus pais por dinheiro, droga, ideologia ou qualquer outra coisa. Vizinha, de 17 anos, mata vizinha por receber reclamação de som alto...
Não seriam estes sintomas, sinais, de uma sociedade decadente?
Os céticos dirão que esse tipo de coisa SEMPRE aconteceu; a diferença é que agora temos alguém para divulgar essas informações. Besteira! Não somos obrigados a acreditar nisso; temos bom senso, e consciência crítica suficiente para perceber que alguma coisa de muito grave está acontecendo!
"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem..." II Timóteo 3:1-3.
Qualquer semelhaça com a vida real NÃO é mera conhecidência!"

O Profeta/Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário