quarta-feira, dezembro 10, 2008

Cólera causou já quase 800 mortos

2008-12-10
A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a preparar-se para o pior e diz que o número de casos pode chegar aos 60 mil.

O número de mortos por cólera aproxima-se dos 800 no Zimbabué. A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a preparar-se para o pior e diz que o número de casos pode chegar aos 60 mil. A epidemia alastra rapidamente devido à falta de água potável e à ruptura do sistema de saúde. As Nações Unidas dizem que 774 pessoas já morreram no Zimbabué por causa da epidemia de cólera, praticamente mais 200 vítimas do que o anterior balanço.
O drama vivido no dia-a-dia pelos zimbabueanos reflecte as condições ideais para a propagação da doença. Água potável praticamente não há. Nos subúrbios de Harare a ajuda começa a chegar a conta-gotas.
No Zimbabué também não há o que comer. As organizações não governamentais dizem que sobreviver, apenas sobreviver, é um milagre.
Apesar da paralisia política em Harare, o governo declarou o estado de emergência devido à cólera. Às pressões internacionais para que Mugabe se afaste, o Presidente responde com o discurso de sempre: «O velho herói da independência ganhou o país pelas armas e está disposto a defende-lo da mesma forma». A cólera, garante Mugabe, é só mais um pretexto do Ocidente para o derrubar.
A União Africana, pela voz da presidência tanzaniana, já fez saber que não apoia os apelos para uma acção mais dura contra Mugabe e que só o diálogo interno poderá trazer a paz e a estabilidade.
O mesmo diálogo levou em Setembro o Presidente e o líder da oposição a assinarem um acordo de partilha do poder, que três meses depois continua sem sair do papel, apesar das evidências de que o país praticamente entrou em colapso.
TVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário