segunda-feira, dezembro 15, 2008

Europa diverge sobre combate ao aquecimento global

11/12/2008
Os líderes europeus se reúnem nesta quinta-feira em Bruxelas profundamente divididos sobre como cumprir suas promessas de combate ao aquecimento global. Mesmo assim, eles não admitem a hipótese de fracasso do acordo.

A União Européia está dividida entre os países mais pobres do leste e os mais ricos da parte ocidental do continente. Apesar das divergências, até o fim de semana os presidentes e primeiros-ministros precisam tomar decisões-chave para a elaboração de um pacote de leis sobre alterações climáticas que valerá para os 27 países-membros.
De um lado, estão Polônia, que ameaça vetar o pacote; Alemanha, que não quer que sua indústria pague para poluir; e a Itália, que considera o plano ambicioso demais. De outro, a Grã-Bretanha diz que o pacote acabará resultando em ganhos para as empresas.
A Europa quer reduzir as emissões de gases de efeito estufa em um quinto até 2020 -- em comparação com os níveis de 1990 --, além de diminuir o consumo energético também em um quinto, com o mesmo prazo, e fazer com que 20% da energia da UE sejam provenientes de fontes renováveis.
Guardian

Um comentário:

  1. Olá Irmão,
    Parabéns pelo novo visual.
    Está mais limpo e agradável.
    Passa no meu blog e participe do 1º concurso promovido pelo mesmo!
    Um abraço,
    Agnaldo Gomes
    www.despertaigreja.com

    ResponderExcluir