domingo, janeiro 04, 2009

Fixando o Gancho — Planejando o Desastre

Atenção: 13 de dezmbro de 2006
As matérias que falam do colapso iminente do dólar americano estão aparecendo em profusão. Observe que algumas dessas matérias pintam um quadro bem sombrio, o colapso global de todas as moedas.

"Williams é claro a respeito do perigo por vir. 'Os Estados Unidos estão na bancarrota', ele insistiu. 'Com menos de um décimo do déficit atual sendo reportado a cada ano, um valor líquido negativo cumulativo que ultrapassa 50 trilhões de dólares se formou de forma furtiva em que as obrigações totais do governo dos EUA são agora mais do que quatro vezes nosso produto interno bruto... uma crise profunda não está muito longe. Todavia, o Tesouro vai reportar os números em uma sexta-feira e eu não espero que você ouça falar muito sobre eles.'"
"Crise profunda" é uma expressão muito assustadora, uma vez que traz à mente as imagens das filas para a distribuição de pão e sopa da Grande Depressão. Esta próxima frase nos diz que esse colapso do dólar americano poderá ter repercussões muito amplas.
"... o pesadelo fiscal que está para ocorrer provavelmente produzirá uma hiperinflação nos EUA e um colapso resultante no valor da principal moeda de reserva do mundo, o dólar. Quando isso começar a se desenrolar, será de forma bem rápida. Não sei se essa será a questão dominante na eleição presidencial de 2008, mas acredito que será em 2012."
Assim, acredita-se que a janela da severidade econômica ocorrerá daqui a dois anos, ou no máximo em seis anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário