sexta-feira, abril 10, 2009

Disputa pela água

9 de Abril de 2009
Mortes e inviabilidade agrícola provocadas pela escassez de água já fazem parte do cotidiano da população de algumas regiões da Terra. Especialistas acreditam que se os índices de poluição dos mananciais e o uso desenfreado de água potável não forem tratados, a falta do precioso líquido poderá evoluir para disputas entre países, em uma verdadeira luta pela sobrevivência. Uma previsão aceitável, principalmente se for levado em consideração que cerca de 1 bilhão de seres humanos no mundo já não dispõe de água limpa para beber.

Com se percebe, os reflexos em torno da questão hídrica são gigantescos. A edição número 33 da revista Carta na Escola traz um conjunto de reportagens que possibilita uma compreensão detalhada do problema. São textos que mostram, por exemplo, como uma área localizada na Jordânia, tida no passado como um oásis, atualmente é um deserto inóspito para a agricultura.
Já no Brasil, especialistas alertam que a construção de barragens poderá influenciar na diminuição do volume de água em determinados regiões, ao ponto de inviabilizar áreas agricultáveis. Segundo eles, os aquíferos (formações geológicas subterrâneas), responsáveis pela manutenção da perenidade dos rios, como os existentes no Cerrado, podem virar alvo de disputas entre seu uso na agricultura e o consumo humano.
Com essas e outras abordagens, que contemplam áreas do saber ligadas À Geografia, Geopolítica e Economia, a publicação é um excelente material de apoio para os educadores debaterem a questão em sala de aula. Sobretudo pelo fato de trazer uma abordagem analítica da situação que, certamente, contribuirá para sedimentar o senso crítico dos alunos.

Tema: Cerrado, o Berço das Águas'
“O tema 'Cerrado, o Berço das Águas' é de extrema relevância para os alunos de hoje, que vão passar a praticar o que outras gerações deixaram de fazer no passado. Por isso é muito importante trabalhar com os estudantes questões relacionadas à Educação ambiental. Nós temos aqui na escola um projeto que atua neste sentido e por isso será um tema que os alunos vão ter facilidade em tratar”
Tribuna do Planalto
Lucirlet de Fátima - professora de Português da Escola Municipal Abrão Rassi

Nenhum comentário:

Postar um comentário