quinta-feira, outubro 15, 2009

Após duas semanas, cidades Filipinas continuam inundadas por tempestades

10/2009
Enchentes no país foram as piores em 40 anos.

Tempestades deixaram mais de 600 mortos.

As Filipinas voltaram a se concentrar em operações de resgate para enviar ajuda às províncias devastadas
por enchentes e destruídas por deslizamentos de terra provocados por dois tufões que em 14 dias causaram a morte de mais de 600 pessoas.
Usando pás e mãos sem luvas para evitar mais deslizamentos, as equipes de resgate mantêm as buscas por corpos nas áreas ao norte da ilha de Luzon, que permanece isoladas. Autoridades consideraram um possível plano de reconstrução estimado em US$ 1 bilhão voltado às regiões atingidas pelo tufão, que seria financiado por ajuda estrangeira.
Tropas norte-americanas em exercício nas proximidades enviaram um avião de transporte C130 e três helicópteros Chinook para ajudar a levar comida e medicamentos à cidade de Baguio, nas montanhas da província de Benguet, 250 km ao norte da capital, e próxima a àreas destruídas pelos deslizamentos de terra.
O último relatório da agência nacional de desastre informou que 183 pessoas morreram por causa do tufão Parma, incluindo 134 mortos somente da província de Benguet. O Parma atingiu as Filipinas há uma semana.
Mas Olive Luces, chefe do escritório de defesa civil no norte da região de Cordillera, disse que pelo menos 152 pessoas morreram em Benguet, números mais alto que oficial, com 50 outros mortos em Baguio e 29 nas proximidades da província Mt., não registrados no relatório elaborado na sede da agência.
Estimativas iniciais apontam prejuízos de 478 mil toneladas na produção de arroz, principal produto do país, causados pelas duas tempestades. O número equilave a 7% da colheita de 6,5 milhões de toneladas do quarto trimestre, disse no sábado o subsecretário do Ministério da Agricultura, Jesus Emmanuel Paras.
Manila, maior compradora de arroz do mundo, está considerando importar o grão para aumentar seus estoques de arroz para 2010 após os prejuízos com os furacões, com Vietnã e Tailândia mostrando-se àvidos a vender o grão.
Teodoro afirmou que os prejuízos totais na colheita e infraestrutura provocados por duas tempestades chegam a pelo menos 15 bilhões de pesos (324 milhões de dólares), com as Filipinas agora buscando 10 bilhões de pesos a mais no orçamento de 2009 com o objetivo de financiar esforços de reconstrução das áreas devastadas.
G1, em São Paulo, com agências / Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário