quinta-feira, outubro 15, 2009

Mulheres tornam-se alvos da violência em Guiné

10/2009
Fotos tiradas com celulares, feias e difíceis de refutar, estão circulando aqui e alimentando a revolta: elas mostram que mulheres foram alvos dos soldados guineanos que suprimiram uma demonstração política em um estádio nesta capital na semana passada, com vítimas e testemunhas descrevendo estupros, espancamentos e atos de humilhação intencional

"Não consigo dormir à noite, após o que vi. Estou com medo. Vi muitas mulheres serem estupradas, muitas mortas", disse uma mulher de meia idade de uma família tradicional, que tinha sido molestada sexualmente. Uma fotografia mostra uma mulher nua deitada na lama, com as pernas para cima, um homem de uniforme militar em frente a ela. Em outra foto, um soltado de boina vermelha está tirando a roupa de uma mulher que parece perturbada meio deitada, meio sentada na terra. Em uma terceira, uma mulher quase nua está deitada no chão puxando as calças para cima.
As fotografias de celulares estão circulando anonimamente, mas várias testemunhas corroboraram os eventos. Os ataques fizeram parte de uma repressão violenta no dia 28 de setembro no qual soldados mataram dezenas de manifestantes não armados no principal estádio da cidade, onde cerca de 50 mil pessoas estavam reunidas. Organizações de direitos humanos dizem que ao menos 157 morreram; o governo estipula um total de 56.
Contudo, mais do que o tiroteio, os ataques às mulheres - horríveis em qualquer lugar, mas encarados com particular revolta em países muçulmanos como este - parecem ter traumatizado os cidadãos e endurecido a determinação da oposição a forçar a saída do líder da junta militar, capitão Moussa Dadis Camara.
Diplomatas dizem que a violência ...
Mais...
The New York Times /Adam Nossiter / Em Conacri (Guiné) Tradução: Deborah Weinberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário