sábado, outubro 31, 2009

Chuva afeta 276 mil no Espírito Santo

Vila Velha - Alagamento na Quinta Avenida em Cobilândia com formação de ondas
30/10/2009
O Espírito Santo tem 25 municípios atingidos pelas chuvas que castigam o Estado desde terça-feira (27). De acordo com dados da Defesa Civil Estadual, já são 325 pessoas desabrigadas, que estão instaladas em locais cedidos pela administração municipal, e 1.637 mil desalojadas, que se abrigaram na casa de parentes ou amigos. No total, 276.430 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelos temporais.

Em comparação com o boletim anteriormente divulgado pelo órgão, há cinco novas cidades em situação crítica no Estado. Em São Domingos do Norte, há uma represa em risco de rompimento. O córrego São Domingos subiu 2 metros acima do nível normal. O abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica estão paralisados. A rodovia ES 080 chegou a ficar com trânsito em meia-pista a 12Km antes da sede do município.
Em São Roque do Canaã o rio Santa Maria subiu quatro metros. Há dez pontos de deslizamento. Em São José do Calçado a estrada que liga o município ao distrito de São Benedito ficou interditada com material remanescente de deslizamentos de terra. Em Colatina, ocorreram dois desabamentos de muros sobre residências. Já em Nova Venécia, o rio Cricaré subiu 1,55 metro.
De acordo com o coordenador do Centro de Meteorologia do Incaper, José Geraldo Ferreira, o índice de chuvas registrado nos últimos dias é o maior desde 1976. As regiões mais afetadas foram as da Grande Vitória e Norte do Estado.

Rodoviária

Muita gente deixou de viajar de ônibus por temer as condições das estradas. A procura por passagens na rodoviária de Vitória até esta sexta-feira era inferior a que foi registrada nas últimas vésperas de feriado.

Aeroporto

Até as 19h desta sexta, 36 voos foram cancelados no aeroporto de Vitória, que opera com restrições para pousos.

Ceasa

A ocorrência de chuvas registrada nos últimos dias em alguns municípios do Estado causou aumento nos preços de alguns produtos comercializados na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES). O clima chuvoso também comprometeu a oferta de mercadorias no Entreposto Central, em Cariacica.
(Letícia Gonçalves - gazeta online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário